A atividade apícola em Monreal assume especial dinâmica durante a primavera e realiza-se em modo de produção biológico, obedecendo a critérios que garantem a pureza do mel e dos demais produtos das abelhas.
Monreal é uma marca registada e os produtos apícolas, produzidos em harmonia com a natureza, permitem mantê-los oficialmente reconhecidos e certificados como biológicos.
O mel Monreal é biológico e produzido com base em néctar e pólen recolhidos pelas abelhas em flores de espécies espontâneas no lugar.
O mel Monreal tem paladar suave e aromático, cor dourada e pouca tendência para cristalizar.
Em função do mês de produção são gerados vários sabores de mel, alargando a oferta ao consumidor. Disponível em frascos de 250 e de 500 gramas.
Em função das condições edafoclimáticas anuais e da ocorrência de diversas espécies vegetais autóctones como o rosmaninho, a soagem, a borragem, o salgueiro, o tojo, o trevo e a tágueda, é possível obter mel monofloral ou multifloral.
Por análise polínica a amostras de mel, é possível identificar a respetiva floração de origem e atribuir o sabor ao produto.
Pode ser vendido na forma de favo de mel com opérculo de cera bio, sendo este produto o resultado da selagem natural pelas abelhas apis mellifera iberiensis.
Dada a elevada predominância de carvalhos, é possível produzir outro produto apícola: a melada de carvalho.